As alterações climáticas, o aquecimento global, as emissões de gases com efeito de estufa, a seca extrema, a escassez de água, a subida do nível do mar, o declínio da biodiversidade, as mudanças na agricultura… são tudo sinais do tempo. E sinais de que o planeta terra precisa da nossa ajuda, donos e patudos incluídos!
Sabia que com gestos simples, implementados de forma consistente e todos os dias, os donos e os patudos podem contribuir para um planeta terra mais saudável e mais sustentável? Veja como:
O nosso bairro
Evitem pegar no carro para irem passear… o desafio é partirem à descoberta do vosso bairro a pé, percorrendo caminhos diferentes sempre que vos apetecer variar. Outra dica interessante que também tem uma vantagem dupla: escolha um veterinário próximo de casa para que também possam ir a pé em vez de irem de carro.
Limpeza biodegradável
Manter o planeta terra limpo passa por apanhar sempre os dejetos do cão depois de cada passeio. Melhor do que isso, só se usar sacos biodegradáveis! E por falar em biodegradável: já pensou experimentar uma areia de gato alternativa, mais ecológica?
Ler os rótulos
Na hora de adquirir brinquedos, snacks, produtos de higiene e outros itens para os pets, leia sempre os rótulos e as embalagens com atenção, optando por aqueles produzidos com materiais sustentáveis e livres de pesticidas e químicos. Procure sempre alternativas não-tóxicas.
Analisar as embalagens
Sempre que comprar alguma coisa para o seu animal de companhia, escolha uma embalagem em papel ou cartão. Digam não ao plástico! E não se esqueçam de levar o vosso próprio saco de pano sempre que fizerem compras na vossa pet shop preferida.
Reciclar e reaproveitar
Mas atenção: nem sempre é preciso comprar novo para conseguir o que precisamos, por vezes, basta reciclar e reutilizar. Reúna objetos que possa ter lá por casa, prontos para irem para o lixo ou para a reciclagem, e veja como podem ser transformados e reaproveitados como brinquedos para os pets, prolongando assim o seu ciclo de vida. A economia circular agradece!
Alimentação orgânica
Está na hora de pesquisar e escolher uma alimentação mais orgânica para os pets, de preferência, produzida localmente. Pontos extra: experimentar alternativas vegan e/ou vegetarianas. Temos a certeza que os patudos vão gostar!
A sustentabilidade passa por escolhas inteligentes e ações conscientes. Só temos um planeta terra e tendo em conta todos os problemas atuais que enfrenta, está nas nossas mãos e patas fazer tudo o que podemos para tornar o nosso dia-a-dia mais sustentável.
De mãos e patas dadas com o ambiente, sabemos que podemos contar com vocês!